o que é gerontologia

O que é gerontologia? Conheça atuação

Você sabe o que é gerontologia? Pois saiba que essa é uma área de atuação profissional que é muito cara ao desenvolvimento humano e ao bem-estar da população, especialmente da terceira idade.

Os profissionais dessa área estudam o envelhecimento humano. A partir disso, traçam estratégias e projetos que podem auxiliar a manter a qualidade de vida mesmo no envelhecimento. Ainda, trabalham com populações específicas e de risco.

Por isso, essa profissão é uma verdadeira dedicação à vida e à humanidade. Dentre suas características principais, então, estão a empatia, a solidariedade e a busca pela efetiva prática dos direitos humanos. Continue lendo para conhecer mais sobre ela.

o que é gerontologia

A ESTÁCIO tem bolsas de até 50% de desconto nos cursos de graduação. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo:  https://matriculas.estacio.br/cursos

Afinal, o que é gerontologia?

Esse termo provém da língua grega. Sua tradução corresponde ao “estudo do envelhecimento” e é exatamente isso que essa profissão propõe ao trazer à tona a busca do conhecimento sobre os ciclos da vida humana e sobre a terceira idade.

Dessa maneira, os profissionais dessa área se dedicam ao estudo dos processos de envelhecimento físico e mental e as consequências disso. Portanto, também estudam problemas e dificuldades próprios do decorrer da idade.

E não é só isso. O que é gerontologia também inclui a busca por procedimentos e cuidados que possam garantir um envelhecimento mais saudável. Da mesma forma, buscam prestar assistência para quem se encontra em situação de abandono ou risco.

É por isso que não é um erro afirmar que a gerontologia é um exercício de humanidade e de busca da efetivação dos direitos humanos. 

Gerontologia x Geriatria

Uma vez que os nomes são muito parecidos, muitas pessoas confundem o que é gerontologia com o que, em verdade, corresponde à prática da geriatria. Porém, é preciso deixar claro desde logo que esses conceitos não são sinônimos.

Primeiramente, a geriatria corresponde à área médica que se dedica ao atendimento aos idosos. Dessa forma, são profissionais com formação na graduação de medicina com especialização nas doenças em pessoas da terceira idade.

O que é gerontologia, conforme visto acima, não é isso. Apesar do profissional da área também se dedicar aos idosos, ele o faz de maneira social. Ou seja, atua em órgãos e movimentos que visam garantir o bem-estar da população idosa.

Quem atua no que é gerontologia leva a alcunha de gerontólogo. E são várias as formas de atuação que esse profissional pode encontrar. Confira algumas das principais dentre elas:

  • Assistência social, com trabalhos em instituições particulares ou públicas, voltando-se à população da terceira idade;
  • Resgate de idosos em situação de risco ou abandono, como população de rua, idosos doentes sem a devida prestação de auxílio médico ou imigrantes e outros grupos que sofrem com preconceitos;
  • Desenvolvimento de projetos para auxiliar o bem-estar da população, como dinâmicas de grupo, trabalhos manuais e atividades que possam ajudar na manutenção da mente ativa e na convivência com outras pessoas.

Faculdade de Gerontologia

Em 2005 surgiu no Brasil a primeira faculdade dedicada ao aprendizado do que é Gerontologia. Isso ocorreu dentro da Universidade de São Paulo, a USP. Até então essa era uma área exclusiva para cursos de pós-graduação e mestrado.

Assim, há 16 anos surgiu o primeiro curso de graduação de Gerontologia em terras brasileiras. Desde então, ele se expandiu e hoje está presente em várias universidades privadas e públicas.

O curso, independentemente de onde for feito, tem duração de 04 anos. Durante esse período o aluno encontra disciplinas práticas e teóricas. Também, estuda sobre saúde, bem-estar, projetos, psicologia e outros fatores importantes sobre o envelhecimento.

Além disso, essa graduação é no estilo bacharelado. Por outro lado, também existem algumas opções, no país, de cursar o que é gerontologia em grau tecnólogo. Nessa hipótese a duração é de 02 anos e se volta à prática, como na formação de cuidadores.

Cuidador, segurando o ombro do velho Foto gratuita

Disciplinas da faculdade de Gerontologia

O gerentólogo, responsável por exercer o que é gerontologia, assume inúmeras responsabilidades. Afinal, são claras as dificuldades que o ser humano pode enfrentar com o envelhecimento mental e físico.

Por isso, esse profissional se dedica a garantir o bem-estar do indivíduo durante o seu envelhecimento. Assim, estuda a saúde humana e os obstáculos que de impõem desde idade tenra e que têm influência no futuro.

Isso justifica, então, a enorme quantidade de disciplinas que o aluno do curso de Gerontologia deve encarar. Veja quais são as principais matérias da graduação:

  • Ciclo de Vida;
  • Ciências da Natureza;
  • Cuidado Gerontológico;
  • Cuidados Paliativos, Finitude e Morte;
  • Educação para o Envelhecimento;
  • Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde;
  • Gerontologia Educacional;
  • Introdução à Gerontologia;
  • Nutrição no Envelhecimento e na Velhice;
  • Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos;
  • Práticas de Atenção Psicossocial ao Idoso;
  • Prática Gerontológica em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida;
  • Princípios de Fisioterapia Aplicados à Gerontologia;
  • Problemas Relacionados a Medicamentos;
  • Processos Psicológicos Básicos para Gerontologia;
  • Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares;
  • Saúde Mental e Envelhecimento;
  • Tempo, Longevidade e Centenários