Você sabe o que é gerontologia? Pois saiba que essa é uma área de atuação profissional que é muito cara ao desenvolvimento humano e ao bem-estar da população, especialmente da terceira idade.
Os profissionais dessa área estudam o envelhecimento humano. A partir disso, traçam estratégias e projetos que podem auxiliar a manter a qualidade de vida mesmo no envelhecimento. Ainda, trabalham com populações específicas e de risco.
Por isso, essa profissão é uma verdadeira dedicação à vida e à humanidade. Dentre suas características principais, então, estão a empatia, a solidariedade e a busca pela efetiva prática dos direitos humanos. Continue lendo para conhecer mais sobre ela.
A ESTÁCIO tem bolsas de até 50% de desconto nos cursos de graduação. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo: https://matriculas.estacio.br/cursos
Afinal, o que é gerontologia?
Esse termo provém da língua grega. Sua tradução corresponde ao “estudo do envelhecimento” e é exatamente isso que essa profissão propõe ao trazer à tona a busca do conhecimento sobre os ciclos da vida humana e sobre a terceira idade.
Dessa maneira, os profissionais dessa área se dedicam ao estudo dos processos de envelhecimento físico e mental e as consequências disso. Portanto, também estudam problemas e dificuldades próprios do decorrer da idade.
E não é só isso. O que é gerontologia também inclui a busca por procedimentos e cuidados que possam garantir um envelhecimento mais saudável. Da mesma forma, buscam prestar assistência para quem se encontra em situação de abandono ou risco.
É por isso que não é um erro afirmar que a gerontologia é um exercício de humanidade e de busca da efetivação dos direitos humanos.
Gerontologia x Geriatria
Uma vez que os nomes são muito parecidos, muitas pessoas confundem o que é gerontologia com o que, em verdade, corresponde à prática da geriatria. Porém, é preciso deixar claro desde logo que esses conceitos não são sinônimos.
Primeiramente, a geriatria corresponde à área médica que se dedica ao atendimento aos idosos. Dessa forma, são profissionais com formação na graduação de medicina com especialização nas doenças em pessoas da terceira idade.
O que é gerontologia, conforme visto acima, não é isso. Apesar do profissional da área também se dedicar aos idosos, ele o faz de maneira social. Ou seja, atua em órgãos e movimentos que visam garantir o bem-estar da população idosa.
Atuação do Gerontólogo
Quem atua no que é gerontologia leva a alcunha de gerontólogo. E são várias as formas de atuação que esse profissional pode encontrar. Confira algumas das principais dentre elas:
- Assistência social, com trabalhos em instituições particulares ou públicas, voltando-se à população da terceira idade;
- Resgate de idosos em situação de risco ou abandono, como população de rua, idosos doentes sem a devida prestação de auxílio médico ou imigrantes e outros grupos que sofrem com preconceitos;
- Desenvolvimento de projetos para auxiliar o bem-estar da população, como dinâmicas de grupo, trabalhos manuais e atividades que possam ajudar na manutenção da mente ativa e na convivência com outras pessoas.
Faculdade de Gerontologia
Em 2005 surgiu no Brasil a primeira faculdade dedicada ao aprendizado do que é Gerontologia. Isso ocorreu dentro da Universidade de São Paulo, a USP. Até então essa era uma área exclusiva para cursos de pós-graduação e mestrado.
Assim, há 16 anos surgiu o primeiro curso de graduação de Gerontologia em terras brasileiras. Desde então, ele se expandiu e hoje está presente em várias universidades privadas e públicas.
O curso, independentemente de onde for feito, tem duração de 04 anos. Durante esse período o aluno encontra disciplinas práticas e teóricas. Também, estuda sobre saúde, bem-estar, projetos, psicologia e outros fatores importantes sobre o envelhecimento.
Além disso, essa graduação é no estilo bacharelado. Por outro lado, também existem algumas opções, no país, de cursar o que é gerontologia em grau tecnólogo. Nessa hipótese a duração é de 02 anos e se volta à prática, como na formação de cuidadores.
Disciplinas da faculdade de Gerontologia
O gerentólogo, responsável por exercer o que é gerontologia, assume inúmeras responsabilidades. Afinal, são claras as dificuldades que o ser humano pode enfrentar com o envelhecimento mental e físico.
Por isso, esse profissional se dedica a garantir o bem-estar do indivíduo durante o seu envelhecimento. Assim, estuda a saúde humana e os obstáculos que de impõem desde idade tenra e que têm influência no futuro.
Isso justifica, então, a enorme quantidade de disciplinas que o aluno do curso de Gerontologia deve encarar. Veja quais são as principais matérias da graduação:
- Ciclo de Vida;
- Ciências da Natureza;
- Cuidado Gerontológico;
- Cuidados Paliativos, Finitude e Morte;
- Educação para o Envelhecimento;
- Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde;
- Gerontologia Educacional;
- Introdução à Gerontologia;
- Nutrição no Envelhecimento e na Velhice;
- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos;
- Práticas de Atenção Psicossocial ao Idoso;
- Prática Gerontológica em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida;
- Princípios de Fisioterapia Aplicados à Gerontologia;
- Problemas Relacionados a Medicamentos;
- Processos Psicológicos Básicos para Gerontologia;
- Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares;
- Saúde Mental e Envelhecimento;
- Tempo, Longevidade e Centenários